Osvaldo Carleone Souza Filho
Carleone é natural de Itabuna-Ba. Licenciado em Letras com habilitação em Português e Literatura da Lingua Portuguesa pela Universidade Católica do Salvador. Pela UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz) formou-se em Agente e Gestor Cultural. Possui qualificação em Crítica de Artes, em Artes Visuais em Processos Criativos e qualificação em montagem de espetáculos de teatro pela FUNCEB (Fundação Cultural do Estado da Bahia).
Atualmente é professor de Língua Portuguesa e Literatura em pré-vestibulares, escolas particulares e públicas, escritor, diretor da companhia de Teatro Prosopopeia. Possui experiência como diretor geral do Coral Municipal de Porto Seguro, coordenador geral do CEMPEC, Centro Municipal de Pesquisa, Educação e Cultura de Porto Seguro e artista plástico. Ainda, é um grande organizador geral de bibliotecas escolares e bibliotecas públicas municipais.
Carleone Filho desempenhou profícuo trabalho no âmbito cultural da terra mãe do Brasil, representando à Projetos Municipais, Organizações, Grupos e Instituições Culturais.
Obras de sua autoria:
CEMPEC - Centro Municipal de Pesquisa, Educação e Cultura - Idealização, planejamento, organização e coordenação da Instituição criada com o apoio do Setor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Porto Seguro em 2015.
Carleone Filho, Prosas e Poesias – carleonefilho.blogspot.com – Blog com poemas e textos de minha autoria;
Monturo, Poesias – Lançado em 2002 no instituto de letras da Universidade Católica do Salvador, com prefácio do escritor Hélio Pólvora;
Série Crítica das Artes – Escrítica: O Lugar e o Papel do Pensamento Crítico Agora – Livro publicado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – Participação com o texto: Corvos , Relógios e Bois Esquartejados;
Participou de diversos saraus; Dirigiu peças; Esteve em exposições fotográficas, exposições de pinturas e esculturas.
Títulos, condecorações, prêmios e homenagens:
Salão Regional de Artes Visuais da Bahia 2013 - Obra premiada pela Secretaria Estadual de Cultura do Estado da Bahia: Requiescat in Pace, videoarte.