Joaci Góes

Joaci Góes nasceu em 25 de agosto de 1938 em São Bento, município de Ipirá na Bahia. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia.

Sob a supervisão do seu pai, o velho Gozinho e a liderança de seus irmãos mais velhos, Joilson e Jeferson, participou com Julival, um ano mais velho, da fundação da Construtora Góes em 1959 para modernizar e ampliar as atividades de abrir estradas desenvolvidas pelo patriarca desde 1932, depois que Lampião, à guisa de Robin Hood, distribuiu com a população de Olindina todo o estoque da loja de sua propriedade.


Diante da impossibilidade de conciliar a vocação acadêmica com as absorventes atividades empresariais, Joaci optou pelo mundo dos negócios, dedicando, porém, à leitura, as horas de lazer. Em razão dessa nítida dualidade vocacional, passou a ser considerado por alguns como intelectual-empresário, e por outros como empresário-intelectual.


Entre as suas realizações, está a FACDESCO – Faculdades do Descobrimento, instalada nos municípios de Cabrália e Porto Seguro. O Presidente da Academia de Letras da Bahia é também jornalista, empresário e escritor e advogado.

Obras de sua autoria:

A inveja nossa de cada dia – Como lidar com ela. Topbooks: Rio de Janeiro, 1ª ed., 2001.

A inveja nossa de cada dia – Como lidar com ela. Topbooks: Rio de Janeiro, 2ª ed., 2004.

Anatomia do ódio. Topbooks: Rio de Janeiro, 2004.

A força da vocação. Topbooks: Rio de Janeiro, 2009.

(As) 51 personalidades (mais) marcantes do Brasil.

Referências:

Joaci Góes. Academia de Letras da Bahia, 2021. Disponível em: <https://academiadeletrasdabahia.wordpress.com/2007/04/28/joaci-goes/>. Acesso em 04 de janeiro de 2021.